2. DAS INSCRIÇÕES

 

 

2.1- A OAPQ é destinada aos alunos do ensino médio, com até 18 (dezoito) anos regularmente matriculados em escolas federais, estaduais e municipais, públicas e particulares.

2.2 - A OAPQ é composta de duas etapas:

2.2.1 - Na Etapa I, a realização das provas ocorrerá nas instituições de ensino em que os alunos forem inscritos, com critérios estabelecidos pela comissão organizadora, professores e direção da Escola. Os estudantes classificados que serão inscritos na Etapa II da OAPQ. A devolução dos resultados dos alunos aprovados por ano/série deverá ser postada no site http://amapa.obquimica.org/ em formulário próprio, que será disponibilizado conforme o cronograma.

2.2.2 - Na Etapa II, as provas serão realizadas em polos presenciais (cidades e locais) escolhidos pela comissão organizadora da OAPQ. Nesta Etapa, a responsabilidade pela realização e correção das provas ficará a cargo da comissão organizadora, sendo a aplicação das mesmas realizadas por fiscais delegados também pela própria comissão organizadora da OAPQ. Os resultados de todas as etapas serão divulgados no site da Olimpíada Amapaense de Química - OAPQ (http://amapa.obquimica.org/), de acordo com as datas indicadas no cronograma. Esta etapa terá que ser realizada até o dia 31 de agosto de 2018.

2.3 - Cada Escola Participante selecionará o quantitativo de estudantes necessários para representa-la, priorizando a  série do EM. Para participarem, devem se inscrever no site: http://amapa.obquimica.org/. As inscrições serão realizadas exclusivamente via INTERNET: do dia 01 a 30 de SETEMBRO de 2018.

2.3.1 - Em paralelo a inscrição no site, será enviado para o e-mail da coordenação (olimpiadaquimica.ap@gmail.com), a lista dos alunos no formato .doc (documento do Microsoft Word, formato tabela) contendo NOME, DATA DE NASCIMENTO, RG, CPF, DADOS DO DOCENTE RESPONSÁVEL E DA ESCOLA  (endereço completo da instituição de ensino e telefone, nome e e-mail do diretor e do professor responsável, conforme modelo disponível no site das Olimpíada Amapaense de Química.

2.3.2. Um mesmo professor poderá ser responsável por uma ou mais escolas, desde que faça o cadastro de cada instituição de ensino separadamente.

2.4 - A prova da OAPQ será realizada no dia 17 de NOVEMBRO de 2018 às 14h00min (SÁBADO – HORÁRIO LOCAL), com a aplicação de prova escrita com questões objetivas elaboradas por uma Comissão Examinadora, cujos locais, data e hora, critérios e conteúdos serão estabelecidos pela Coordenação Estadual da OAPQ.

2.5 - Os 50 (cinquenta) estudantes melhores classificados representarão o Amapá na Olimpíada Norte – Nordeste de Química – ONNeQ.

2.6 - A comprovação da escolaridade e demais dados cadastrais do estudante será de responsabilidade da instituição de ensino, na pessoa do diretor ou do professor credenciado.

2.6.1 - Informações inverídicas, a qualquer tempo constatado, decorrente de comprovada culpa do estudante, implicará na sua exclusão do certame, inclusive tornando sem efeito qualquer premiação que por ventura tenha recebido, além do seu impedimento na participação de outras etapas do Programa Nacional Olimpíadas de Química.

2.6.2. Os estudantes Portadores de Necessidades Especiais – PNE deverão comprovar sua condição no momento da inscrição, conforme inciso IV do artigo 39 do Decreto n° 3.298/1999, solicitando a comissão organizadora da OAPQ, através do e-mail olimpiadaquimica.ap@gmail.com, as condições especiais para a realização da prova, com antecedência mínima de 30 (trinta) dias da data de aplicação, obedecendo aos critérios de viabilidade e de razoabilidade, cuja decisão será comunicada ao candidato em até 05 (cinco) dias úteis antes da realização da prova.

2.7 - O representante da instituição poderá verificar seus respectivos estudantes inscritos durante todo o período de inscrição.

2.7.1 - As correções que se fizerem necessárias, deverão ser solicitadas à coordenação da OAPQ pelo professor/coordenador via e-mail olimpiadaquimica.ap@gmail.comno prazo definido pela coordenação estadual.

2.7.2 - Após o encerramento das inscrições, serão divulgados os respectivos locais de prova.

2.8 – É de responsabilidade exclusiva do diretor ou professor responsável e dos estudantes, o acompanhamento de todas as publicações referentes ao evento disponibilizadas no site http://amapa.obquimica.org/.

MAIS ORIENTAÇÕES NO REGULAMENTO

 

Representante da escola que não tiver cadastro, por favor, realize clicando em cadastro na tela inicial deste site.

E-mail: olimpiadaquimica.ap@gmail.com